quarta-feira, 23 de março de 2011

Parasitas

Filmes Malditos da Meia-noite - 26 de março



O Hymenoepimecis argyraphagaé uma vespa que coloca seus ovos em aranhas e que quando formados explodem a barriga do seu hospedeiro. Os Ophiocordyceps unilateralis, um fungo que transforma formigas em zumbis, o Toxoplasma gondi, são protozoários que conseguem controlar a mente de seus hospedeiros primários, já a Loa loa é um verme em forma de minhoca que vive nos olhos de suas vitimas...

Esses são alguns exemplos de parasitas. Organismos que vivem em associação com outro, retirando dele tudo o que precisam pra sobreviver. Além de aterrorizar os seres vivos há milhões de anos, essas grotescas criaturas serviram de inspiração para as mais diversas produções do cinema de horror

Em umas das primeiras obras a mostrar esses repulsivos seres, está O clássico de Willian Castle, Força diabolica de 1959, onde o medo provocava o crescimento de um verme parasita na espinha dorsal das pessoas, mas a maneira como conhecemos essas criaturas em seu formato fálico e sua forma de infectar as vitimas entrando pela boca, só surgiu em 1975, no esquisito Calafrios de David Cronenberg. 

Nos anos 80 o cinema estadunidense, se apossou desses seres e produziu dezenas de longas que flertavam com o humor negro. Essa mistura acabou sendo responsavel por algumas das melhores obras sobre o tema. 
É abordando alguns dessas producoes oitentistas que os Filmes malditos hospedam em março os Parasitas, seres grotescos e repulsivos, mas que tambem podem ser dotados de senso de humor

Pra começar a sessão, o bizarro Brain damage, filme que nos mostra a relação simbiótica de um jovem com um parasita pré-histórico chamando Elmer, que se alimenta de cérebros humanos e tem voz de locutor de rádio. O longa foi dirigido por Frank Henenlotter, diretor da trilogia Basket case. 
Na seqüência o cult movie O escondido, ficção cientifica B, sobre um violento alienígena parasita que vem á terra em busca de diversão – Roubando ferraris e matando qualquer pessoa que cruze o seu caminho. 
E pra encerrar a madrugada o super clássico A noite dos arrepios, filme de estréia do genial (e esquecido) Fred Dekker. Misturando humor negro, nerds, extraterrestre e lesmas que transformam seus hospedeiros em zumbis, é considerado um dos filmes de horror mais divertidos e emblemáticos dos anos 80.


Programação:
00:00 – Brain Damage de Frank Henenlotter 
01:50 – O escondido de Jack Sholder
03:40 – A noite dos arrepios de Fred Dekker

Serviço:
Filmes Malditos da Meia-Noite
Local: Cine Majestik
Endereço: Rua Major Facundo 866 - Centro
Data: 26 de Março (Sábado)
Hora: Meia Noite
Censura: 18 anos

Sinopses dos filmes:
Brain Damage (Idem, 1988, EUA, 84 min) 
Jovem se torna dependente de substancia alucinógena injetada por um verme parasita. Em troca da droga, ele irá ajudar o asqueroso ser a obter cérebros de vitimas inocentes para saciar sua fome

*
O escondido ( The hidden, 1987, EUA, 95 min)
Ser alienígena se apossa de corpos humanos com o objetivo de roubar e matar, deixando um verdadeiro rastro de sangue pelas ruas de Los Angeles. O detetive Beck, começa as investigações com a ajuda de um recém-chegado agente do FBI e descobre que a ameaça é ainda mais terrível do que ele imaginava.

*
A noite dos arrepios (Night of the Creeps, 1986, EUA, 85 min)
Estudantes nerds descongelam acidentalmente homem que estava criogenicamente congelado há trinta anos no laboratorio da universidade. O cadaver retorna a vida e libera larvas parasitas que transformam seus hospedeiros em zumbis assassinos. 



Para ver também:
Força diabólica de William Castle
Seres rastejantes de James Gun
Calafrios de David Cronenberg
Baby blood de Alain Robak


Produção e curadoria - Alex Oliveira (alexxoliveira@gmail.com)
O logotipo e o cartaz desta edição é assinada pelo artista Weaver Lima do coletivo MONSTRA
Texto divulgação

Um comentário: