sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A Viagem de Chihiro

Uma aula de animação do Japão para o mundo


Os espasmos causados pela excêntrica cultura audiovisual japonesa provavelmente já haviam sido minimizados pela geração dos animes nos anos 80 e 90 (Akira, Yu-Yu Hakushô, Dragon Ball, Shurato, Cavaleiros do Zodíaco, Super Campeões etc) que explodiram no mundo inteiro e anteriormente pelos tokusatsus (Jaspion, Esquadrão Relâmpago Changeman, Giban, Flashman etc), quando em 2001 o aclamado diretor e roteirista Hayao Miyazaki põe no mundo a Viagem de Chihiro, uma perfeita combinação entre imagens e músicas encantadoras em um mundo fantástico habitado por criaturas misteriosas, onde uma garotinha perdida e rodeada por acontecimentos sobrenaturais busca entender aquele universo e encontrar sua saída. O fascinante percurso atravessado pela jovem Chihiro remete o público ocidental imediatamente aos clássicos Alice no país das Maravilhas e o Mágico de Oz. Eis que em 2003 A Viagem de Chihiro recebe o Oscar de melhor filme de animação, arrancando aplausos de todo o mundo e consagrando-se como uma das melhores animações do cinema japonês contemporâneo.

Sinopse:
Chihiro é uma garota de 10 anos que não está nada contente com a idéia de seus pais de mudar de cidade. Em meio a lembranças de seus amigos ela percebe que seu pai havia se perdido no caminho para a nova casa. Deparando-se com um túnel longo e escuro, os pais de Chihiro sentem-se atraídos pela curiosidade e acabam entrando nesse túnel. Chihiro apesar de reprovar a idéia os acompanha. O túnel os leva para uma cidade inabitada, bem ornamentada e repleta de comida. Os pais de Chihiro famintos começam a devorar a comida que encontraram em uma casa e enquanto isso Chihiro assustada e confusa explorava a cidade, quando inesperadamente encontra Haku, um garoto que ordena que Chihiro saia imediatamente da cidade, então Chihiro corre em direção aos pais que haviam sido transformados em porcos gigantescos, Chihiro desesperada tenta fugir, mas já era tarde e aquele lugar imediatamente se vê tomado por fantasmas, animais gigantes e bruxas. Perdida e amedrontada Chihiro inicia sua viagem em um mundo onde os humanos não são bem-vindos.

Ficha Técnica:

Título Original: Sen to Chihiro No Kamikakushi
Gênero: Animação / Aventura
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (Japão): 2001
Estúdio: Dentsu Inc. / Mitsubishi Commercial Affairs / NTV / Studio Ghibli / Tokuma Shoten / Touhoku Shinsha / Walt Disney Pictures
Distribuição: Europa Filmes / Buena Vista International
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Toshio Suzuki
Direção de Arte: Youji Takeshige

Premiações:
  • Ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação.
  • Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categora de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Recebeu uma indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, empatado com Domingo Sangrento.


Curiosidades:
  • Trata-se do 1º longa-metragem de animação a ganhar o Urso de Ouro.
  • Foi exibido no Anima Mundi 2002 e no Festival do Rio 2002.

Por: Pedro Henrique Medeiros

2 comentários: